terça-feira, 28 de julho de 2009

- Frases positivas para motivar os filhos

Quando crianças escutamos e aprendemos muitas referências dos adultos que nos rodeiam, assim as palavras são de extrema importância na vida e na formação das crianças, da mesma forma como foi na minha e claro na de vocês. Hoje em dia, a atenção para as formas de tratamento em alguns níveis está tendo total importância, afinal de contas com o passar dos anos descobrimos através de estudos e pesquisas como o reforço positivo é imprescindível na vida do ser humano.

Hoje talvez alguns de nós, já adultos tenhamos que fazer esse reforço com um trabalho muito maior de ressignificação, pois há uns aninhos atrás o tratamento com a criança era bem diferente (criança não pode falar... tem que ser igual a ovo, fechado... Engula o choro menino(a)... Você não pode fazer isso que é criança e pronto...) e outras frases que com certeza inibiam e impediam ou no mínimo atrapalhavam para um bom desenvolvimento das nossas atitudes em relação ao mundo.

Então imagine as crianças recebendo o reforço positivo logo pequeninas, como serão adultos mais otimistas e com uma boa auto-estima, para lidar com esse mundão cada vez mais competitivo e inovador.

Esse artigo exemplifica algumas frases que poderemos dizer para as nossas crianças. Boa leitura e um enorme abraço.


As frases positivas devem ser utilizadas com frequência na educação.

Apresentamos frases para uma motivação positiva e a consequente relação com a atitude promovida. As frases positivas devem ser usadas com frequência. Diante de outras pessoas, aumenta a sua eficácia; mas, na presença de irmãos podem produzir ciúmes.
É recomendável surpreender aos filhos fazendo algo bom e dizê-lo. Uma vez por dia, seria muito bom.

MOTIVAÇÃO POSITIVA (frases ditas pelos pais aos seus filhos) - ATITUDE PROMOVIDA (nos filhos)

Você foi capaz de fazê-lo – Sou capaz
Muito bem. Eu sei que conseguirá – Sou capaz
Não duvido da sua boa intenção – Sou bom
João tem um alto conceito de você – João é meu amigo
Se precisar de alguma coisa é só pedir – Amigo
Sei que você fez sem querer – Não o repetirei
Estou muito orgulhoso de você – Satisfação
Você sabe que te quiero mucho – Amor
Eu sei que você é bom – Sou bom
Te parabenizo pelo que você tem feito – Alegria, vontade de melhorar
Que surpresa mais boa você me deu – Alegria
Quando precisares, eu te ajudarei – Amor
Assim eu gosto, você fez muito bem – Satisfação
Reparo que cada dia você é melhor – Vontade de sê-lo
Creio o que me diz, você fará – Confiança
Você sabe que eu quero o melhor para você – Amor
Você merece o melhor – Satisfação
Não esperava menos de você – Confia em mim
Você pode chegar onde quiser – Posso fazê-lo
Com certeza que as próximas notas serão melhores – Estudar mais


Artigo de Pablo Garrido. Professor do Instituto Europeu de Estudos da Educação

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante este artigo. Vou aplicar.

Related Posts with Thumbnails